terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Seminário de Resende em Cinfães*

A criação dos seminários como escola de preparação e formação sacerdotal pelo Concílio de Trento (1545-1563) veio trazer à igreja um instrumento de selecção qualificado para encontrar em cada época e conforme as suas necessidades os elementos mais adequados e em dedicação exclusiva ao serviço de Deus, dispondo também e ao mesmo tempo dos meios actualizados para sensibilizar nas comunidades os filhos que deveriam seguir o caminho do sacerdócio como suporte da hierarquia eclesiástica, mensageiros da palavra e ministros do Sacrifício.
A esta preocupação tridentina veio o Vaticano II (1962-1965) proclamar «a grandíssima importância da formação sacerdotal», definir os seminários menores como essenciais «para cultivar os germes da vocação», afirmar que «o dever de fomentar as vocações pertence a toda a comunidade cristã» e que a sua formação específica evoluirá «sob a direcção paternal dos superiores, com a cooperação oportuna dos pais».
Sugere ainda este Concílio que se «promova com zelo e descrição uma geral acção pastoral para fomentar as vocações» utilizando as vias «tradicionais de cooperação» nomeadamente os «vários meios de comunicação social pelos quais se faça conhecer a necessidade, a natureza e a excelência da vocação sacerdotal».
Sabedor profundo desta realidade, possuidor de princípios e estratégias aplicadoras desta doutrina e conhecedor atento dos meios a seguir ou passos a dar, o Sr. Vice-reitor do Seminário de Resende Pe. Paulo Alves, dinamizou no arciprestado de Cinfães, um programa promocional de vocações de modo a manter na actualidade e garantir no futuro a ocupação dos bancos do seminário e a ordenação necessária de sacerdotes para a igreja diocesana.
Com início em Setembro, semana a semana, aí vai ele à frente dos seus alunos e equipa formadora, de terra em terra, de povo em povo, como o «semeador a semear a sua semente» qual Paulo de Tarso, (o Paulo do mundo), na igreja nascente há 2000 anos. Nalgumas paróquias já esteve e outras se seguirão.
Hoje é a vez da freguesia de Cinfães, sede do concelho e centro aglutinador de todo o arciprestado, receber o seminário de Resende e a sua mensagem. Não obstante a chuva intensa e frio persistente, a paróquia de Cinfães recebeu entusiasticamente os jovens alunos e a equipa formadora do seminário.
No sábado, dia 6 o Pe. José Fernando e Pe Marcos Alvim com mais 12 seminaristas estiveram em convívio fraterno e troca de experiências com as equipas de catequese e acólitos num diálogo de aprendizagem mútua que dá vida e coragem aos cristãos na sua cooperação de leigos e entusiasmo à juventude para o lugar que o futuro lhe reserva.
O dia por excelência deste encontro foi a 7 de Dezembro, 2º domingo do advento e véspera da imaculada Conceição.
O Pe Marcos Alvim e o diácono Ponciano mais 12 outros seminaristas, logo pela manhã e após a celebração eucarística fizeram um encontro no Casal com jovens e pais dessa povoação.
Pelas 10 horas, com o salão paroquial cheio e sob a orientação do Sr. Vice-reitor realizou-se um encontro especial de jovens, catequistas e pais onde foi dada uma visão da vida no seminário e feita a apresentação de um pequeno filme. O Sr. Pe Francisco, pároco da freguesia, apoiado também pelo Sr. Cónego Acácio Soares, foi incansável na preparação ambiental deste acto que até o mau tempo teve dificuldade em ofuscar.
A chave da verdade, e o epílogo da mensagem centrou-se à volta do altar no momento da celebração da eucaristia.A concelebração presidida pelo Sr. Vice-reitor teve no mesmo altar o Sr. Pe Francisco, o Sr. Cónego Soares e o Pe Marcos Alvim, à responsabilidade de quem esteve também o muito bem organizado grupo coral.
No momento da palavra o presidente da celebração realçou valor da oração, importância do contacto e os efeitos da mensagem, como suporte e caminho do futuro cristão numa preparação de vida interior para o nascimento de Cristo no seu Natal, deixando ao seminarista Carlos, natural de Fornelos, o espaço e tempo necessários para o seu testemunho vocacional, também ele ouvido atentamente por uma comunidade de fiéis atentos e disponíveis numa igreja repleta onde o peso do silêncio evidenciou a recepção da mensagem e mostrou a disponibilidade do terreno para a semente lançada.
Antes da bênção e mensagem final, a Raquel, com voz timbrada e em nome de toda a paróquia saudou e agradeceu ao seminário com vida e alegria nos seguintes termos:
« - A nossa comunidade sente-se particularmente feliz, por ter vivido este fim de semana mais próxima do nosso seminário. Ficamos enriquecidos com a alegria que nos foi transmitida pelos seminaristas e superiores (…). Que o Natal que se aproxima permita que todos possamos voar bem mais alto no caminho de servir (…).
Vamos pedir a Deus para que também da nossa comunidade haja vocações sacerdotais. Agradecemos, do fundo do coração a vossa visita e aguardamos pela próxima. Até sempre.»
Após a celebração seguiu-se a refeição convívio para repor as energias dispendidas.
Assim culminou esta deslocação do seminário à vila de Cinfães, terreno fértil para o despertar de novas vocações que vão manter a vida no seminário e garantir o sacerdócio na diocese nos próximos 20 anos, sendo que os primeiros 10 já estão assegurados pelos jovens actuais em formação vocacional, fruto já de um caminho descrito e visível nos planos de actividades anuais consistentemente pensado e seguido nos últimos anos pelo seminário de Resende, numa estratégia de « comprometimento do povo de Deus na vocação dos futuros servidores», em resposta positiva ao «autor do chamamento»,num contributo para «a edificação dos homens e sacerdotes de amanhã», semente e fruto vivo de um «processo de crescimento e discernimento vocacional».
Na qualidade de ex-aluno do seminário, vizinho próximo da freguesia de Piães, representante da ASEL e residente no Porto, estive presente neste encontro que me deixou encantado e maravilhado com as maravilhas que neste campo também vai ser o futuro.
Ao completar esta reportagem fiquei a discutir comigo e a perguntar-me porquê e para que tantas palavras, quando eu somente queria dizer: continua Seminário de Resende porque estás no caminho certo e parabéns Cinfães porque sabes tão bem receber, absorver e responder.
*Nota: Apontamento da autoria do Dr. Adão Sequeira, escrito para a "Voz de Lamego".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter