quarta-feira, 1 de julho de 2009

Discurso do Dr. António Carvalho na tomada de posse como Director da Escola Secundária de Resende

As minhas primeiras palavras são de agradecimento, por estarem presentes, e testemunharem este momento de júbilo para mim e espero, para a Escola de que sou membro.

Na vida todos temos oportunidades e esta foi-me concedida pela possibilidade que tive, no início da minha carreira, de integrar o Conselho Directivo da Escola Secundária de Valadares, Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Aí com a minha Juventude e com o entusiasmo de quem pela primeira vez dirige, tivemos o desafio da ampliação da Escola.

Como ontem, hoje, graças ao empenho e visão do Sr. Presidente da Câmara, Eng. António Borges e a prestimosa intervenção da Sr.ª Directora Regional da Educação, Dr.ª Margarida Moreira, aqui presentes, vamos vivenciar uma situação análoga, pela integração da Escola na 3ª fase do programa de requalificação das Escolas Secundárias.

Esse facto determina por si, não só o concretizar das expectativas desta comunidade educativa, mas também, uma grande responsabilização de todos os agentes educativos, em se preparar para estar à altura, duma Escola que ambicionamos, seja a nossa Escola do futuro.

Os professores enquanto modelos de aprendentes que orientam e apontam caminhos no processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida, devem, conforme previsto no nosso projecto educativo, investir para construir o futuro.

Essa mudança deve orientar-se pelos modelos de boas práticas dos serviços públicos de Educação e ir no sentido da prossecução do perfil de desempenho dos docentes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.

Pede-se a todos os agentes educativos que invistam muito da sua inteligência e saber em projectos angariadores de recursos e consequentemente da melhoria das condições do processo de ensino - aprendizagem;

Que invistam em cooperação para que juntos possamos melhorar a nossa Escola que ambicionamos seja referência de que querer é poder;

Que potencie formas empreendedoras de estar na vida;

Que seja referência fundamental na credenciação académica e profissional da população do Concelho de Resende.

O envolvimento de todos os agentes educativos, da comunidade educativa aqui representada pelo C. G. Transitório, das forças vivas do Concelho e da Região, são fundamentais para que as parcerias necessariamente se possam estabelecer sejam profícuas e melhorem a eficácia da organização Escola, na prestação dum serviço educativo de qualidade.

Nesse serviço, os percursos educativos são estabelecidos em função dos interesses e capacidades da cada um dos nossos alunos, e são apoiados de forma a que haja igualdade de oportunidades entre todos, independentemente do contexto sócio - económico de origem.

Merece por isso a chamada de atenção para o alargamento dos apoios da ASE com o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano e para as inegáveis mudanças que essa medida vai determinar na vida escolar de todos.

À Escola pede-se ainda que melhore os seus pontos fortes e transforme os fracos em fortes.

As respostas encontradas têm que ser ajustadas a um tempo da fibra óptica, a que vamos ter acesso, e vivenciadas no âmbito da blogosfera e integradas nas redes sociais da Web, práticas do dia-a-dia dos nossos alunos e que temos que aproveitar como ferramentas a utilizar no acto pedagógico. O programa e -Escolas possibilita nesse âmbito o adoptar de novas práticas estimuladoras do sucesso.

Sucesso na sua vida pessoal é o que desejo ao Sr. Presidente do Conselho executivo cessante, Dr. José Dias Gabriel e a todos vós que neste já longo percurso em comum demonstraram que são um exemplo na defesa da vossa Escola, por ser vossa, por ser de cada um e cada um sentir-se engrandecido com os seus êxitos e triste com os seus fracassos.

Termino esperando que satisfaça as expectativas postas na minha pessoa, certo de que estou disponível para com todos trabalhar e de alguma maneira partilhar a liderança dos destinos desta Escola.

Aos nossos convidados, a certeza de que podem contar com a nossa cooperação.

À minha família, à minha esposa e filhas, à minha Mãe, ao meu sogro e restantes familiares, o agradecimento pelo apoio demonstrado e os votos que o meu desejo de bem servir também os abranja, tornando-nos numa célula indivisível e cada vez mais forte.

A todos, e principalmente aqueles que se voluntariaram para hoje duma maneira especial colaborar na festa, o nosso MUITO OBRIGADO
Site Meter