terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ao café com …o Presidente da Junta de Cárquere: Na esplanada do café-bar Aquas Calidas com Amadeu Vasconcelos*

Quem é o presidente da Junta da Freguesia de Cárquere

Nasceu em Cubal/Angola em 1 de Janeiro de 1978. Devido aos tempos conturbados que então se viviam em Angola, a família veio para Cárquere, de onde o pai era natural e que tinha deixado com cerca de trinta anos. À excepção do irmão mais velho que ficou em Angola, vieram os pais e nove irmãos. Tem ainda mais cinco irmãs do lado do pai, fruto de uma relação anterior à sua ida para Angola.

Concluiu a 4.ª classe na escola de Cárquere, frequentou a então escola preparatória de Resende, onde fez o 2.º ciclo, e a escola secundária D. Egas Moniz, onde concluiu o 12.º ano. Após a conclusão do ensino secundário, matriculou-se numa escola de línguas em Lisboa, mas acabou por desistir. Achou que tinha mais apetência por uma área ligada à matemática, tendo efectuado a matrícula e frequentado o curso de contabilidade e administração na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, que espera concluir daqui a uns anos. Trabalha nesta área, já que é um dos colaboradores do gabinete “Coelho e Diogo, Contabilidade e Serviços, Lda.”.

Sempre se integrou bem em todos os locais e instituições por onde passou, fazendo amizades com facilidade. Foi jogador do Grupo Desportivo de Cárquere e integrou os respectivos órgãos sociais, onde mostrou ser um jovem conciliador e de grande dinamismo.

É casado e espera o primeiro filho para Setembro próximo.

Fez parte da Assembleia de Freguesia no mandato correspondente a 2001-2005, integrando a lista do PS, mas não sendo cabeça de lista. Nas eleições autárquicas de 2005, candidatou-se como cabeça de lista, tendo o PS conquistado 5 lugares e o PSD 2 lugares. Foi eleito com 27 anos, o que fez dele um dos autarcas mais jovens do país. Em 2009, candidatou-se a um segundo mandato, tendo o PS obtido 6 lugares e o PSD 1 lugar.

Esta escolha foi uma aposta do actual presidente da Câmara Municipal, que viu nele um jovem com o perfil adequado para ganhar a Junta de Freguesia de Cárquere para o PS, o que veio a acontecer.

O que fez e o que espera fazer por Cárquere

Uma das realizações de que se orgulha é ter contribuído para a elevação do nível das habilitações escolares e profissionais da população adulta da freguesia, através de cursos de educação e formação (cursos EFA). Para isso, tomou a iniciativa de promover a realização de diversos cursos, em parceria com entidades formadoras, o que fez com que cerca de cem pessoas obtivessem o diploma dos 6.º, 9.º e 12.º anos. Por este motivo, em Cárquere, as pessoas com a 4.ª classe constituem um número bastante reduzido.

Além dos trabalhos de regularização e limpeza de vias e manutenção do Carvalhal, aos quais procura responder de forma permanente, há duas benfeitorias dos seus mandatos que importa realçar: a requalificação da sede da Junta de Freguesia, que a tornou mais funcional, e a abertura de 5 quilómetros de via florestal, em parceria com a Câmara Municipal.

Há um conjunto de obras julgadas necessárias para a freguesia, para cuja concretização irá envidar esforços junto da Câmara Municipal. A mais premente é a pavimentação com asfalto de três caminhos. Apresenta-se também como um projecto de grande importância a requalificação da Mata do Carvalhal, que integra a construção de um traçado delimitador do percurso da procissão, talvez em calçada à portuguesa, a instalação de iluminação e o arranjo dos coretos e da escadaria. Além disso, há ainda a necessidade de alargar o cemitério e de construir uma Casa Mortuária.

Amadeu Vasconcelos considera que a recente integração do Município na Rota do Românico do Vale de Sousa e Tâmega vem dar mais peso à necessidade de uma intervenção na zona do Mosteiro de Cárquere, exigindo em consequência uma maior preocupação com o património românico existente no concelho.

Refira-se que o atendimento à população na sede da Junta de Freguesia é feito às quartas-feiras, durante a manhã, e aos sábados, durante a tarde. Além de assuntos cuja resolução pertencem à Junta, Amadeu Vasconcelos tem-se mostrado disponível no apoio às pessoa no que se refere a informações e ao cumprimento de obrigações administrativas, como o preenchimento de impressos.

Questionário de respostas breves

  1. Onde passou as últimas férias?

No Algarve

  1. Compra preferencialmente português?

É-me indiferente

  1. Quais os seus passatempos?

Internet, ler e ver televisão

  1. Qual o momento mais feliz da vida?

O dia do meu casamento

  1. E o mais triste?

A morte do meu pai

  1. Que faz para ultrapassar as “neuras”?

Afastar-me das situações problemáticas

  1. Qual o seu prato preferido?

Anho assado com arroz no forno

  1. Qual a obra mais necessária para o futuro do concelho de Resende que falta fazer?

A ligação à A24 e A4

  1. O que mais admira nos outros?

Sinceridade

  1. O que mais detesta nos outros?

Falsidade

  1. Qual é a festa que lhe dá mais gozo comemorar?

Dia da paróquia, no último domingo de Julho, em que se reúnem as famílias no Carvalhal

  1. Quais os locais do concelho para onde costuma ir passear?

Caldas de Aregos, Porto de Rei e Serra de Montemuro

  1. Tem algum objecto que guarda com particular predilecção?

Não

  1. De que mais se orgulha?

Integração numa equipa que ajudou e continua a ajudar a desenvolver o concelho

  1. Quais as três obras mais importantes para o concelho feitas após o 25 de Abril?

A construção dos Centros Escolares, a construção da Ponte da Ermida e a aquisição das Termas das Caldas de Aregos pela Câmara Municipal

  1. Acredita que a construção da estrada Resende/Bigorne irá arrancar brevemente?

Tenho algumas reservas

  1. Que é que acha que o Eng. António Borges irá fazer após a saída da CM?

Descansar, mas apenas daqui a muitos anos

  1. Associa a palavra Resende a..?

Tranquilidade

  1. Já foi multado por infracção ao código da estrada?

Por estacionamento indevido

  1. Concorda que o Estado limpe as matas de quem não o fizer e mande a conta?

Concordo

  1. Que áreas deverão ser privilegiadas para criar emprego em Resende?

Áreas ligadas ao turismo

  1. Refira dois nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento de Resende?

Eng. António Borges e Dr. Brito de Matos

23. É favorável à redução do número de autarquias, designadamente de freguesias?

Acho que esta questão deve ser discutida. Sou favorável à abertura para a definição de um novo mapa respeitante à reorganização das freguesias, desde que este processo não ponha em causa a identidade das existentes.

*Apontamento de autoria de Marinho Borges, publicado no Jornal de Resende, número de Julho de 2011

Site Meter