segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ao café com …o Presidente da Junta de Felgueiras, Marco Jacinto de Almeida Matos*

Quem é o presidente da Junta da Freguesia de Felgueiras
Chama-se Marco Jacinto de Almeida Matos, nasceu a 23 de Junho de 1978 e é filho de Henrique Manuel de Almeida Matos e de Berta da Conceição Almeida Bernardino. Tem quatro irmãos, três rapazes e uma rapariga, dois dos quais vivem em Felgueiras, um em Resende e um outro em Mira. O pai faleceu em Fevereiro deste ano.
Frequentou a Escola Primária de Felgueiras, onde fez a quarta classe. Posteriormente, frequentou o 5.º e 6.º anos na Escola Básica do 2.º Ciclo de Resende, então chamada Escola Preparatória. Terminado o segundo ciclo, ingressou no Externato D. Afonso Henriques, que frequentou até ao 11.º ano. Veio a terminar o 12.º na Escola Secundária Dom Egas Moniz.
Trabalhou durante doze anos na Escola Básica do 2.º Ciclo, tendo transitado para o Centro Escolar de Resende em Setembro do ano passado, onde é assistente técnico, sendo responsável pela coordenação do pessoal não docente e das instalações.
É solteiro e reside em Felgueiras.
Integra o grupo de jovens de Felgueiras “Luz no Horizonte”, ligado à paróquia, tendo como animador e assistente o Padre José Augusto. Actualmente é constituído por 18 jovens, os quais se reúnem aos sábados para reflectir sobre os acontecimentos da semana à luz do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja e para preparar a missa de domingo, pois constituem também o grupo coral. O grupo é responsável pela organização da procissão em honra de Santa Bárbara, que se realiza anualmente no dia 5 de Dezembro. Organiza ainda a via sacra dramatizada na Quaresma e a procissão das velas em Maio. Refira-se que este grupo integra uma forte vertente convivial, com saídas para eventos, jantares e até passagem de férias em conjunto.
Marco Almeida Matos é presidente da Junta de Freguesia de Felgueiras desde Outubro de 2009, tendo sido Secretário do elenco da Junta anterior, presidida pelo Enf. Álvaro Matos Almeida. Refira-se que este é o quinto mandato consecutivo em que a Junta de Freguesia é afecta ao PS. Nas últimas eleições, depois de alguns esforços de bastidores, só se apresentou uma lista a sufrágio.

O que fez e o que espera fazer por Felgueiras
Dotou as ruas e caminhos das diversas povoações de placas toponímicas. Procedeu ao arranjo de lavadouros públicos nas povoações de Ferros, Pimeirol e Beirós. Interveio no cemitério com a colocação de gradeamentos e de candeeiros de iluminação. Na continuação do trabalho efectuado anteriormente, foram arranjados e pavimentados vários caminhos com calçada à portuguesa, tornando mais seguros e agradáveis os acessos e as deslocações pelas ruas das aldeias de Felgueiras. Um outro objectivo tem sido manter todos os caminhos da freguesia limpos, o que tem sido cumprido. Também tem disponibilizado todo o apoio possível às associações. Alem disso, tem promovido anualmente, em Dezembro, o “Almoço de Natal do Idoso”, no Centro Comunitário de Felgueiras.
A Junta de Freguesia presta um conjunto de serviços à comunidade. Para o efeito, foi constituído um Gabinete de Apoio ao Cidadão, onde os interessados podem, por exemplo, pedir para tirar fotocópias, enviar e receber telecópias e correio electrónico, carregar telemóveis e efectuar pagamentos (luz, telefone e impostos). A prestação destes serviços evita que as pessoas, sem internet ou menos familiarizadas com esta ferramenta, sobretudo as mais idosas, tenham de se deslocar a Resende. Há ainda um serviço de Internet e Biblioteca. O espaço tem cinco computadores e a biblioteca tem um acervo razoável de livros e alguns jogos, que podem ser lidos presencialmente ou requisitados para casa. Este conjunto de equipamentos e serviços estão muito voltados para a população escolar e, por isso, estão abertos de segunda-feira a sábado, das 16h00 às 19h00, sendo o atendimento prestado por uma funcionária, paga pela Junta de Freguesia. Os estudantes podem também aproveitar para aí fazer os trabalhos de casa. Acresce referir que Felgueiras está dotado de um serviço WI-FI, graças à iniciativa da Junta. Desde Janeiro de 2008, possui acesso à Internet sem fios (ligação "wireless"), sendo a primeira freguesia do concelho de Resende a disponibilizar esta tecnologia. A autarquia procedeu à instalação de antenas em locais estratégicos de modo a garantir a cobertura total da localidade, disponibilizando a todos os Felgueirenses uma cobertura gratuita do serviço de Internet (em rede aberta).
O atendimento para prestar informações, passar atestados e disponibilizar serviços no âmbito das competências das Juntas de Freguesia é feito às quintas-feiras das 18h30 às 19h30, aos sábados das 14h00 às 15h00 e aos domingos da 11h00 às 12h00.
A actual Junta de freguesia tem como projecto requalificar os balneários, actualmente bastante degradados, junto do campo de futebol. Pretende ainda construir um parque de merendas, contíguo ao mesmo campo de futebol. Irá também diligenciar junto da Câmara Municipal para que as povoações de Pimeirol e Beirós sejam servidas por água ao domicílio e saneamento básico.

Questionário de respostas breves

1. Onde passou as últimas férias?
Na praia da Vagueira com o grupo de jovens de Felgueiras “Luz no Horizonte”

2. Compra preferencialmente português?
Sim. Tenho a preocupação de comprar produtos portugueses

3. Quais os seus passatempos?
Conversar com os amigos e ver filmes

4. Qual o momento mais feliz da vida?
Uma viagem que fiz à Bósnia em 2007

5. E o mais triste?
O falecimento do meu pai

6. Que faz para ultrapassar as “neuras”?

Saio para um local tranquilo, de forma a poder relativizar os acontecimentos

7. Qual o seu prato preferido?
Cozido à portuguesa

8. Qual a obra mais necessária para o futuro do concelho de Resende que falta fazer?
É a construção da estrada Ermida/Bigorne

9. O que mais admira nos outros?
A sinceridade

10. O que mais detesta nos outros?
O fingimento e a vaidade

11. Qual é a festa que lhe dá mais gozo comemorar?
A festa de S. João, padroeiro de Felgueiras, e também a Feira Anual de S. Cristóvão

12. Quais os locais do concelho para onde costuma ir passear?
Aregos e o monte de S. Cristóvão

13. Tem algum objecto que guarda com particular predilecção?
Um livro da autoria do meu tio, o Padre Albino Matos

14. De que mais se orgulha?
Conseguir agregar as gentes de Felgueiras no apoio a uma única lista nas últimas eleições para a Junta/Assembleia de Freguesia

15. Quais as três obras mais importantes para o concelho feitas após o 25 de Abril?
A construção da Ponte da Ermida, dos Centros Comunitários e do Centro de Saúde. Se pudesse referir uma quarta, incluiria também a construção dos Centros Escolares

16. Acredita que a construção da estrada Resende/Bigorne irá arrancar brevemente?
Em tudo o que depender do presidente da Câmara, não tenho dúvidas que arrancaria. O problema são outros constrangimentos que o ultrapassam

17. Que é que acha que o Eng. António Borges irá fazer após a saída da CM?
Irá continuar a trabalhar por Resende

18. Associa a palavra Resende a..?

Cerejas

19. Já foi multado por infracção ao código da estrada?
Uma única vez por estacionamento indevido

20. Concorda que o Estado limpe as matas de quem não o fizer e mande a conta?
Concordo

21. Que áreas deverão ser privilegiadas para criar emprego em Resende?
A que tem mais potencialidades é a área do turismo e lazer, ligada às termas de Caldas de Aregos

22. Refira dois nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento de Resende?
Eng. António Borges e Eng. José Sócrates

23. É favorável à redução do número de autarquias, designadamente de freguesias?
Sou favorável a que se proceda a uma reestruturação do mapa autárquico, mas sem pôr em causa a identidade das freguesias, mantendo-as como estruturas insubstituíveis de referenciação da política local.

*Apontamento de autoria de Marinho Borges, publicado no Jornal de Resende, número de Agosto de 2011
Site Meter