segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ao jantar, no restaurante "Gentleman", com Rui Rebelo, treinador do GD Resende*

“Ele é integralmente um gentleman”
Esta citação de Rebeca West, escrita na parede à direita, logo à entrada do restaurante, define e caracteriza o ambiente acolhedor, a arte de bem receber, o bom gosto e a qualidade da comida. Este novo Gentleman, capitaneado por Manuel Pedro Gomes, de decoração sóbria e de muito bom gosto, corporiza o conceito abrangente de restauração: pratos regionais, refeições para dias especiais, almoços muito económicos de preço fixo, pizas, massas e menus infantis, de entre outros destaques. Com bom tempo, poder-se-á desfrutar do espaço convidativo da esplanada. Algumas informações úteis encontram-se no site http://www.o-gentleman.pt/
Rui Rebelo, seguindo a sugestão do chefe, escolheu “bacalhau com broa”. Foram assim pedidas duas doses. O bacalhau, coberto de miolo de broa, foi acompanhado de batatas a murro e grelos, uma delícia para iniciar uma boa conversa, num gosto partilhado pelo “fiel amigo” e por Resende.


Quem é Rui Rebelo
Rui Miguel Rebelo nasceu em Lamego a 11 de Fevereiro de 1977. Os pais são naturais de Vinhós e encontravam-se à época a trabalhar em Lamego, tendo-se mudado para Resende em 1978, onde se estabeleceram por conta própria, fundando a “Ourivesaria Rebelo”, que ainda detêm. Rui Rebelo veio assim com um ano de idade para o nosso concelho, que só largou para estudar. Tem uma irmã mais nova, professora, que se encontra este ano a dar aulas na zona de Lisboa.
Todo o percurso escolar foi feito em Resende. Andou no jardim de infância na vila. Fez o 1.º e o 2.º anos na então escola primária de Vinhós e o 3.º e 4.º anos em Resende. Transitou para a então escola preparatória, onde concluiu o 2.º ciclo. Do 7.º ao 12.º anos frequentou a escola secundária Dom Egas Moniz.
Ingressou no Instituto Piaget de Viseu, onde concluiu, em 2001, a licenciatura em educação básica, variante de educação física. Em 2006, matriculou-se no mestrado “Desporto para crianças e jovens”, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que terminou em 2009.
É detentor dos seguintes cursos de treinadores: i) treinador Futsal, nível II (Basic-UEFA); e ii) treinador Futebol, nível II (Basic-UEFA), ambos promovidos pela Associação de Futebol de Viseu, organismo credenciado para o efeito.
Como professor, já passou por escolas de Alijó (um ano), Resende (três anos), Cinfães (um ano), novamente Resende (um ano) e Amarante (três anos). No ano lectivo transacto, ficou afecto ao Agrupamento de Escolas de Marco de Canavezes, o mesmo acontecendo este ano.
Vive na vila de Resende, é casado e tem uma filha.

Percurso como jogador e treinador
O seu gosto pela bola adveio-lho do pai, que chegou a ser jogador do Grupo Desportivo de Resende, com quem muito aprendeu. O treinador que mais o marcou foi Joaquim Alves, quando era jogador dos juvenis do Grupo Desportivo de Resende. Tinha espírito de liderança, sabia motivar e incutir um espírito de vencedor e preocupava-se em criar grupos coesos.
Começou por integrar as competições de desporto escolar desde muito novo. Jogou nos juvenis, juniores e seniores do Grupo Desportivo de Resende. Jogou também nos seniores do Sport Clube de Aregos e dos Unidos de Resende.
A sua primeira experiência como treinador ocorreu na época de 2001/2002, em que treinou os juvenis de Futsal do Sport Clube de Aregos e os juniores de futebol deste mesmo Clube. De 2004 a 2006, foi treinador dos seniores de Futsal de S. Martinho de Mouros. No ano seguinte, treinou os juniores da mesma modalidade neste clube. Em 2007/2008, jogou Futsal pelo S. Martinho de Mouros e foi co-responsável pela selecção distrital de Viseu de Futsal, o mesmo acontecendo até Novembro do ano seguinte.
A partir desta data, Novembro de 2008, começar a treinar a equipa sénior do Grupo Desportivo de Resende, funções de que viria a demitir-se em Fevereiro de 2010. Na época de 2010/2011, jogou Futsal pelo S. Martinho de Mouros e veio a fundar a Academia Futsal de Resende. Presentemente, é de novo o treinador dos seniores do Grupo Desportivo de Resende.


À frente do Grupo Desportivo de Resende
Rui Rebelo acabou de pegar numa equipa, que na época passada, em 26 jogos, sofreu 21 derrotas, empatou 4 vezes e só conseguiu uma vitória. O grande capital deste grupo de trabalho é a paixão por Resende, pois a maioria dos jogadores é natural do concelho e tudo fazem pelo seu engrandecimento. Sabem que o futebol pode ser um eficaz embaixador do nome de Resende. Embora com escassez de meios, tem a confiança e a disponibilidade da actual direcção do Grupo Desportivo de Resende . Todos os jogadores trabalham ou estudam, alguns bem longe do concelho, e por isso só treinam duas vezes por semana. Mas Rui Rebelo tem a capacidade de criar grande empatia e cumplicidade entre todos, transmitir confiança e cimentar elos de coesão, o que permite dar corpo a um projecto sustentado a médio prazo. É uma ambição que, de acordo com as suas palavras, só é possível alcançar com o trabalho e apoio de todos.


Respostas breves
1. Onde passou as últimas férias?
Em Albufeira

2. Compra preferencialmente português?
Tento fazê-lo

3. Quais os seus passatempos?
Prática de desporto e leituras técnicas ligadas ao futebol

4. Qual o momento mais feliz da vida?
O nascimento da minha filha

5. E o mais triste?
A morte de familiares

6. Que faz para ultrapassar as “neuras”?
Com um jogo ou treino de futebol ou uma corrida, passa tudo

7. Qual o seu prato preferido?
Frango estufado

8. Qual a obra mais necessária para o futuro do concelho de Resende que falta fazer?
Circuito de manutenção, que está a ser construído, segundo penso

9. O que mais admira nos outros?
A sinceridade

10. O que mais detesta nos outros?
A falsidade

11. Qual é a festa que lhe dá mais gozo comemorar?
A festa de aniversário da minha filha

12. Quais os locais do concelho para onde costuma ir passear?
Porto de Rei, Caldas de Aregos e monte de S. Cristóvão

13. Tem algum objecto que guarda com particular predilecção?
Não

14. De que mais se orgulha?
Da empatia e do bom clima que consigo criar entre os meus alunos e jogadores

15. Quais as três obras mais importantes para o concelho feitas após o 25 de Abril?


Ponte da Ermida, a construção da escola secundária e todas as importantes obras que se fizeram nos últimos anos

16. Acredita que a construção da estrada Resende/Bigorne irá arrancar brevemente?
Não, devido à grande crise financeira em que o país se encontra

17. Os resendenses têm acarinhado devidamente o Grupo Desportivo de Resende?
Não. Acho que podiam fazer mais para ter um clube de outra dimensão; o nosso concelho merecia mais

18. Associa a palavra Resende a..?
Paixão, família e amigos

19. Já foi multado por infracção ao código da estrada?
Já, por não ter o colete reflector

20. Concorda que o Estado limpe as matas de quem não o fizer e mande a conta?
As matas devem estar limpas; os militares podiam ajudar. Agora mandar a conta parece-me demais

21. Que áreas deverão ser privilegiadas para criar emprego em Resende?
As empresas industriais é que poderão criar muitos postos de trabalho, mas não estou a ver como em Resende. Deve-se apostar nas potencialidades turísticas

22. Refira dois nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento de Resende?
Eng. António Borges e Dr. Albino Brito de Matos

23. Acha que a Câmara Municipal de Resende tem apoiado devidamente o desporto no concelho?
Sim, embora nalguns aspectos preferisse que fosse dada uma outra orientação a alguns apoios

24. Da sua experiência, nota diferenças nos alunos que praticam desporto?
Sim. São geralmente mais autónomos, disciplinados, aproveitam melhor o tempo e têm objectivos de vida

25. De que mais gostou deste novo Gentleman?
Da decoração, que acho original



*Apontamento da autoria de Marinho Borges, publicado no Jornal de Resende, número de Novembro de 2011
Site Meter