segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ao almoço, no restaurante "Gentleman" com Luís Pinto, maestro do Grupo Coral de Resende*

“Ele é integralmente um gentleman”
Esta citação de Rebeca West, escrita na parede à direita, logo à entrada do restaurante, define e caracteriza o ambiente acolhedor, a arte de bem receber, o bom gosto e a qualidade da comida. Este novo Gentleman, capitaneado por Manuel Pedro Gomes, de decoração sóbria e de muito bom gosto, corporiza o conceito abrangente de restauração: pratos regionais, refeições para dias especiais, almoços muito económicos de preço fixo, pizas, massas e menus infantis, de entre outros destaques. Com bom tempo, poder-se-á desfrutar do espaço convidativo da esplanada. Algumas informações úteis encontram-se no site www.o-gentleman.pt
Luís Pinto, seguindo a sugestão do chefe, escolheu polvo à lagareiro. Foram assim pedidas duas doses. O polvo foi acompanhado de batatas a murro e grelos, uma delícia para desencadear uma boa conversa, em noite amena de Outono.


Quem é Luís Pinto
Luís Manuel Almeida Matos Ferreira Pinto nasceu no Enxertado, a 28 de Agosto de 1960. Frequentou a escola primária desta povoação. Ainda hoje conserva boas recordações deste período, ressaltando o convívio e as brincadeiras com os colegas. Por influência dos pais, de fé convicta e católicos praticantes, ingressou no Seminário de Resende, que frequentou até perfazer o antigo 5.º ano (actual 9.º ano). Aqui foi seu professor de música o Cónego Manuel Esteves Alves, guardando dele a imagem de um formador de competências multifacetadas e exigente. De Resende transitou para o Seminário Maior de Lamego, de onde saiu no fim do antigo 7.º ano (actual 11.º ano). Como os estudos do seminário só davam equivalência à secção de letras do antigo 5.º ano, teve de frequentar o Externato D. Afonso Henriques, onde fez exame às disciplinas da secção de ciências. Terminado o 5.º ano (actual 9.º), ingressou no Liceu Latino Coelho, de Lamego, onde concluiu o 12.º ano, na área de científico-naturais.
Após terminar o ensino secundário, pensou seriamente em prosseguir estudos universitários, mas um amigo de Resende informou-o de um concurso para a Caixa Geral de Depósitos que estava a decorrer. Mandou um postal, manifestando interesse e referindo os dados das habilitações académicas. Passado algum tempo, foi convocado para fazer testes psicotécnicos, cujos resultados positivos levaram à sua admissão nos quadros desta instituição bancária. Assim, em 1982 entrou para a Agência de Resende, onde se manteve 22 anos. Em 2004, foi transferido para a Agência da Lixa, onde permaneceu dois anos. Em 2006, foi trabalhar para a Agência da Régua como sub-gerente. Por fim, em 2008 voltou para a Agência de Resende como sub-gerente, onde permanece actualmente.
Para além da suas actividades profissionais (onde teve cinco promoções por mérito) e musicais, cultivou ou cultiva outros interesses. Foi presidente da juventude social democrata, a nível concelhio, durante vários anos. Foi deputado na Assembleia Municipal de Resende durante 22 anos, tendo sido condecorado com a medalha de ouro do município. Fez parte da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Resende durante dois mandatos. Foi presidente do Grupo Desportivo de Resende durante vários mandatos, designadamente entre 1989 e 1991, que foram as melhores épocas de sempre do Grupo. Foi presidente da Associação Social Desportiva Recreativa e Cultural Pró-Resende de 1999 a 2004. É membro do Rotary Clube de Resende desde 2007.
Tem uma irmã. É casado. Tem duas filhas e vive em Anreade.

Ligação à música
Luís Manuel Almeida Matos Ferreira Pinto vive e respira música desde que nasceu. Além do bandolim, que aprendeu com o pai e executa desde os 6 anos, toca também piano, viola, guitarra, acordeão, trompete, cavaquinho e flauta. Aprofundou os seus dotes musicais nos seminários de Resende e Lamego, que frequentou durante sete anos, onde teve grandes mestres, tendo pertencido à banda do seminário maior, onde tocava trompete.
Foi professor de música na então escola preparatória de Resende, onde ensinou piano e viola. Ministrou cinco cursos de iniciação musical no âmbito do ensino extra-escolar. Fundou e dirigiu o Grupo Cénico e Folclórico do Enxertado, entretanto extinto. Dirigiu também os coros litúrgicos do Enxertado e da igreja matriz de Resende.

20 anos à frente do Grupo Coral de Resende
Luís Pinto está na origem da criação do Grupo Coral de Resende, que dirige desde o seu início. Importa referir que foi a partir de um curso de iniciação musical lançado no âmbito da então coordenação concelhia da extensão educativa, que arrancou em Fevereiro de 1991, que o Grupo Coral foi constituído. A primeira actuação teve lugar a 21 de Setembro 1991 no salão dos bombeiros.
Em Resende, o Grupo Coral tem marcado presença nas comemorações do 25 de Abril e nas festas da Labareda, feiras e lançamento de livros, efemérides e eventos culturais. Tem sido ainda muito solicitado para actuações por parte de câmaras municipais, paróquias e outras instituições. A sua presença em casamentos é cada vez mais requisitada. Por sua vez, Os Encontros de Coros de Resende, por si organizados anualmente, têm trazido ao nosso concelho muitos grupos de grande qualidade.
Merecem realce especial as deslocações à Suíça e Canadá a convite das nossas comunidades de emigrantes, onde efectuou diversas actuações, com destaque neste último país, onde o Grupo não teve descanso durante uma semana. O mesmo aconteceu numa recente deslocação à Madeira, onde foi muito acarinhado.
É de referir ainda que este grupo coral efectuou uma gravação para a RDP e participou no CD da colectânea “Os melhores coros da região norte”. Espera lançar brevemente um CD.
A boa notícia no âmbito do seu 20.º aniversário está relacionada com a atribuição de sede própria, no r/c do edifício da antiga Delegação Escolar, mercê de um acordo de cedência por parte da Câmara Municipal.

Respostas breves

1. Onde passou as últimas férias?
Em Palma de Maiorca

2. Compra preferencialmente português?
Depende

3. Quais os seus passatempos?
Actividades ligadas à música e à realização em vídeo

4. Qual o momento mais feliz da vida?
O casamento e nascimento das filhas

5. E o mais triste?

A morte do meu pai

6. Que faz para ultrapassar as “neuras”?
Toco viola ou dedico-me ao restauro de mobílias

7. Qual o seu prato preferido?
Parrilhada de marisco

8. Qual a obra mais necessária para o futuro do concelho de Resende que falta fazer?
As ligações à A4 e A24

9. O que mais admira nos outros?
Espírito de iniciativa e lealdade

10. O que mais detesta nos outros?
Cobardia e falsidade

11. Qual é a festa que lhe dá mais gozo comemorar?
Natal e fim de ano por serem festas de família

12. Quais os locais do concelho para onde costuma ir passear?
Caldas de Aregos e Porto de Rei

13. Tem algum objecto que guarda com particular predilecção?
Alfinete de gravata, por ter sido oferecido por uma pessoa muito especial

14. De que mais se orgulha?
De ter contribuído para o êxito do Grupo Coral de Resende

15. Quais as três obras mais importantes para o concelho feitas após o 25 de Abril?
Ponte da Ermida, requalificação da vila, piscina coberta e auditório municipal, entre outras obras

16. Acredita que a construção da estrada Resende/Bigorne irá arrancar brevemente?
Tenho muitas dúvidas

17. Os resendenses têm acarinhado devidamente o Grupo Coral de Resende?
Têm. Nas actuações está sempre muita gente, que nos acompanha e acarinha

18. Associa a palavra Resende a..?
Cerejas, cavacas e Grupo Coral de Resende

19. Já foi multado por infracção ao código da estrada?
Sim

20. Já alguma vez deu uma prenda que lhe tinha sido previamente oferecida?
Não

21. Concorda que o Estado limpe as matas de quem não o fizer e mande a conta?
Acho que numa primeira fase as pessoas devem ser devidamente informadas e avisadas para limpar as matas de que são proprietárias. Caso não o façam, então sim.

22. Que áreas deverão ser privilegiadas para criar emprego em Resende?
Deve-se apostar no turismo e na criação de empresas, ocupando os lotes disponíveis na área empresarial de Anreade

23. Refira dois nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento de Resende?
Eng. António Borges e Dr. Albino Brito de Matos

24. Acha que a Câmara Municipal de Resende tem apoiado devidamente o Grupo Coral de Resende
Sim, na vertente logística e financeira

25. Costuma cantar músicas quando está sozinho?
Sim. Até já toquei violino na casa de banho

26. De que mais gostou deste novo Gentleman?

É um espaço de excelência, com um serviço muito esmerado


*Apontamento da autoria de Marinho Borges, publicado no Jornal de Resende, número de Dezembro de 2011
Site Meter