quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Entrevista com a Presidente da Assembleia Municipal de Resende, Dra. Teresa Pais Duarte dos Santos*

 “Ele é integralmente um gentleman
Esta citação de Rebeca West, escrita na parede à direita, logo à entrada do restaurante, define e caracteriza o ambiente acolhedor, a arte de bem receber, o bom gosto e a qualidade da comida. Este novo Gentleman, capitaneado por Manuel Pedro Gomes, de decoração sóbria e de muito bom gosto, corporiza o conceito abrangente de restauração: pratos regionais, refeições para dias especiais, almoços muito económicos de preço fixo, pizas, massas e menus infantis, de entre outros destaques. Com bom tempo, poder-se-á desfrutar do espaço convidativo da esplanada. Algumas informações úteis encontram-se no site www.o-gentleman
 É um óptimo espaço para quem quiser fazer da refeição um agradável encontro de conversa, como aconteceu com a Dra. Maria Teresa Pais Duarte dos Santos.

Percurso de vida pessoal, escolar e profissional
Maria Teresa Pais Duarte dos Santos nasceu a 19 de Março de 1965 em Vildemoinhos, freguesia de S. Salvador, na cidade de Viseu, sendo filha de José Fernando Duarte e de Maria da Conceição Pais Alexandre. Tem dois irmãos.
Com quatro anos, foi com os pais para Moçambique, para região de João Belo, actualmente designada de Xai-Xai, tendo regressado em 1975. Em Viseu, cumpriu a escolaridade do 5.º ao 12.º ano. Seguidamente, veio para Coimbra, onde frequentou o Instituto Superior de Serviço Social, terminando a licenciatura de serviço social em 1988.
Em Março de 1989, ingressou no Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, tendo sido colocada em Resende para trabalhar no programa PIPSE (programa interministerial de promoção do sucesso educativo), que localmente envolvia as autarquias e os serviços de vários ministérios.
Em Maio de 1993, transitou para o Instituto de Reinserção Social, Ministério da Justiça, tendo sido colocada no Círculo Judicial de Mirandela. Em Outubro deste mesmo ano, conseguiu transferência para a Equipa Judicial de Lamego, onde desempenhou funções de coordenadora, em regime de substituição, até 30 de Setembro de 2004, e de coordenadora efectiva a partir desta data até Setembro de 2007.
Nesta mesma data, no âmbito da mobilidade interministerial, foi transferida para o Ministério da Segurança Social, para o Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, onde desempenhou funções de assessoria aos tribunais em Processos Tutelares Cíveis. Finalmente, em Maio de 2008, foi colocada na Equipa Local da Segurança Social de Resende, onde desempenha funções como Coordenadora do Núcleo Local de Inserção (NLI). Integra a comissão de protecção de crianças e jovens (CPCJ) de Resende
Ao Núcleo Local de Inserção (NLI) de que é coordenadora, e que integra representantes locais dos serviços de Saúde, Segurança Social, Educação, Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia, compete fazer a gestão processual dos casos de inserção relativos aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, sendo da sua responsabilidade a elaboração, aprovação e acompanhamento do programa de inserção que cada beneficiário se compromete a cumprir. No apoio à implementação deste programa com cada pessoa ou família existe uma equipa multidisciplinar, constituída por um psicólogo, um assistente social, um educador social e três ajudantes familiares, cujos serviços se encontram contratualizados pela Segurança Social à Santa Casa da Misericórdia de Resende.
Como representante dos serviços da Segurança Social, contacta com as situações de maior vulnerabilidade social (crianças em risco, idosos sozinhos, pessoas com deficiência, desempregados…), procurando intervir através de respostas integradas, envolvendo a autarquia e os serviços da comunidade
Casou em 1993. Tem dois filhos (um rapaz, de 18 anos, que estuda na Academia Militar, e uma rapariga, de 12 anos, que estuda no Externato D. Afonso Henriques). Reside na vila de Resende.

Actividade política
É militante do Partido Socialista. Em 12 de Dezembro de 1993, foi eleita membro da Assembleia Municipal de Resende, órgão que tem integrado desde então, à excepção de um mandato. Nas reuniões deste órgão, assumiu desde o início o papel de líder do grupo socialista. Nas últimas eleições autárquicas foi eleita Presidente da Assembleia Municipal, cujas funções tem exercido com equilíbrio e competência.
Integrou a lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Viseu como candidata à Assembleia da República nas eleições legislativas de Outubro de 1995.

Respostas breves
1. Onde passou as últimas férias?
Em Lisboa

2. Compra preferencialmente português?
Faço questão de os produtos alimentares serem portugueses

3. Quais os seus passatempos?
Ler, ver filmes e conversar

4. Qual o momento mais feliz da vida?
A minha vida tem sido uma sequência de acontecimentos felizes tanto a nível pessoal como profissional

5. E o mais triste?
A perda de familiares e amigos

6. Que faz para ultrapassar as “neuras”?
Procuro a paz de espírito através da oração e da meditação

7. Qual o seu prato preferido?
Cabrito assado

8. Qual a obra mais necessária para o futuro do concelho de Resende que falta fazer?
Ligação às auto-estradas

9. O que mais admira nos outros?
A expressão/vivência da fé e a dimensão altruísta

10. O que mais detesta nos outros?
O importante é que cada um tenha consciência das suas falhas e as consiga ultrapassar

11. Qual é a festa que lhe dá mais gozo comemorar?
O Natal

12. Quais os locais do concelho para onde costuma ir passear?
Depende das estações do ano, mas tanto gosto da parte serrana como do vale do Douro

13. Tem algum objecto que guarda com particular predilecção?
Um crucifixo que me foi oferecido pelo Sr. Bispo de Lamego

14. De que mais se orgulha?
Dos filhos, do marido e de toda a família

15. Quais as três obras mais importantes para o concelho feitas após o 25 de Abril?
As escolas, o que tem permitido a generalização da qualificação das pessoas, e os equipamentos sociais e culturais

16. Acredita que a construção da estrada Resende/Bigorne irá arrancar brevemente?
Não, com esta conjuntura política e económica

17. Já teve alguma vez de interromper uma reunião da Assembleia Municipal para o restabelecimento da ordem na sala?
Não

18. Associa a palavra Resende a..?
Família e casa

19. Já foi multada por infracção ao código da estrada?
Sim, uma vez, por mau estacionamento

20. Guarda boas recordações da escola primária?
Guardo muito boas recordações, tanto dos colegas como dos professores

21. Acha que já foi discriminada negativamente por ser mulher?
Não

22. Que áreas deverão ser privilegiadas para criar emprego em Resende?
Ainda irá haver mais emprego na área do apoio social e há que apostar nas potencialidades da agricultura e no sector do turismo, designadamente nas Caldas de Aregos

23. Na sua opinião, quem mais contribuiu para o desenvolvimento de Resende?
O Eng. António Borges e todos os resendenses que procuraram e procuram dar o seu melhor em prol de Resende

24. Lembra-se de algum membro da Assembleia Municipal ter pedido para usar da palavra em defesa da honra, presumivelmente posta em causa no calor das intervenções?
Não

25. É favorável à imposição de cotas para as mulheres nas listas à Assembleia da República e órgãos autárquicos?
Sim

26. De que mais gostou deste novo Gentleman?
Do atendimento, design e qualidade da comida

*Apontamento de minha autoria, publicado no Jornal de Resende, n.º de Dezembro de 2012
Site Meter