segunda-feira, 24 de junho de 2013

Perfil do Prof. Aquilino Rocha Pinto*

Ele é integralmente um gentleman
 Esta citação de Rebeca West, escrita na parede à direita, logo à entrada do restaurante, define e caracteriza o ambiente acolhedor, a arte de bem receber, o bom gosto e a qualidade da comida. Este novo Gentleman, capitaneado por Manuel Pedro Gomes, de decoração sóbria e de muito bom gosto, corporiza o conceito abrangente de restauração: pratos regionais, refeições para dias especiais, almoços muito económicos de preço fixo, pizas, massas e menus infantis, de entre outros destaques. Com bom tempo, poder-se-á desfrutar do espaço convidativo da esplanada.
É um ótimo espaço para quem quiser fazer da refeição um agradável encontro de conversa, como aconteceu com o Dr. Aquilino Pinto. A escolha recaiu no “polvo à Gentleman”. Uma delícia.

Dados da vida pessoal
O Prof. Aquilino Rocha Pinto nasceu a 25 de setembro de 1974 no Rio de Janeiro, sendo filho de Aquilino Pinto, já falecido, natural de S. Cipriano/Resende, e de Maria Helena Rocha Pinto, natural do concelho de Vagos/Aveiro. Os pais conheceram-se e casaram no Rio de Janeiro, onde viveram bastantes anos. Devido a problemas de saúde, o pai foi aconselhado a mudar-se para uma região de clima mais temperado. Foi assim que resolveu retornar ao concelho de Resende, onde adquiriu a Quinta do Engenho, em Rendufe, ao Dr. Fernando Sampaio, médico do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia e do seminário de Resende. Tem uma irmã.
Frequentou a antiga escola primária de Rendufe de Cima (escola velha), em Minhães, tendo depois transitado para a então Escola Preparatória de Resende e posteriormente para a Escola Secundária, onde fez o 7.º ano. Terminou o 3.º ciclo no Externato D. Afonso Henriques, tendo aqui prosseguido os estudos, durante o 10.º e 11.º anos. Concluiu o 12.º ano na Escola Secundária.
Desde muito novo manifestou grande apetência pela prática do desporto. Assim, no âmbito do desporto escolar, participou nas modalidades de atletismo (estafeta e salto em comprimento) e foi jogador de futsal e voleibol. No âmbito do desporto federado foi jogador de voleibol no Clube Náutico de Aregos e jogador de futebol de 11 no Juventude de Anreade, no Clube Desportivo de Aregos e no Grupo Desportivo de Cárquere (INATEL).
Foi treinador de futebol de 11, do escalão juvenis, no Clube Desportivo de Aregos. Coordenou, ao serviço do Futebol Clube do Porto na época 2006/2007, um grupo de 14 observadores de jovens talentos na modalidade de futebol.
Tem dado um contributo importante na esfera da intervenção cívica e associativa, sendo de destacar a propósito que é membro do conselho geral da Associação Pró-Ordem dos Professores, foi um dos fundadores do Agrupamento de Escuteiros de Resende e integrou os corpos sociais do Clube Desportivo de S. Martinho de Mouros. É casado e tem um filho. Vive em Rendufe, Resende.

Percurso profissional
A sua apetência pelo desporto fez com que optasse por um curso ligado a esta área. Nessa altura, havia falta de professores de educação física nas escolas, o que também pesou nesta escolha. Tirou o curso no Instituto Piaget de Viseu, sendo licenciado em Motricidade Humana, no ramo de Ciências de Educação Física e do Desporto. Findo o curso, começou a trabalhar no Externato D. Afonso Henrique, iniciando funções docentes no ano letivo de 1999/2000, onde continua a ministrar a disciplina de educação física.
É formador na Escola Profissional de Resende. Ministrou diversos módulos no âmbito de cursos de formação para jovens e adultos, organizados por empresas ligadas a esta área.

Papel no desenvolvimento do ténis de mesa no Distrito de Viseu
O Prof. Aquilino Pinto é, desde os tempos de aluno da Escola Secundária e do Externato D. Afonso Henriques, onde o ténis de mesa era rei, um entusiasta da prática desta modalidade. Ainda como estudante em Viseu, foi convidado por algumas pessoas de Resende a fundar uma Associação Distrital de Ténis de Mesa, pois havia na altura excelentes jogadores na Escola Secundária e no Externato, treinados respetivamente pelo Prof. António Loureiro e pelo Prof. António Correia.
O trabalho não foi fácil, por vários motivos. Na altura, com 24 anos, muitos desconfiavam da concretização do projeto. Criar uma associação distrital parecia um sonho irrealizável. Mobilizar vontades e responder aos obstáculos de natureza administrativa não foram tarefas fáceis. Convicto de que este objetivo não poderia ser concretizado sozinho, rodeou-se de um grupo de trabalho, formado por pessoas de confiança e dispostas a abraçar este desígnio. Assim foi possível conquistar paulatinamente a credibilidade junto dos responsáveis locais e regionais, incluindo autarcas e políticos, já que na altura esta iniciativa não era bem vista em alguns setores, pois havia uma instituição na cidade de Viseu ligada ao ténis de mesa, que “vegetava”, não fomentando a modalidade a nível federado.
A convicção e o trabalho persistente conduzem quase sempre a bom porto. Foi o que aconteceu neste caso. Nasceu assim em 1999, data da respetiva escritura pública, a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, com sede em S. Martinho de Mouros, onde se mantém.
Graças ao dinamismo do Prof. Aquilino Pinto, que em 2012 foi reeleito presidente da direção para um novo mandato de quatro anos, e das equipas diretivas que tem vindo a liderar, esta associação goza de grande prestígio a nível regional e nacional, o que honra o concelho de Resende. Em 2010, viu coroado este esforço com a obtenção do estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Continua a ser a única associação distrital da modalidade, sedeada numa localidade/vila, neste caso, em S. Martinho de Mouros.
Conseguiu ultrapassar pela primeira vez, na presente época desportiva, a barreira dos 120 atletas federados e, consequentemente, o maior número de clubes filiados (13).
A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATDMV), para além dos clubes filiados do Distrito de Viseu, tem um clube federado do Distrito da Guarda e outro do Distrito de Castelo Branco, respetivamente a Associação de Bombeiros Voluntários de Seia e o Clube Desportivo de Alcains. Assim, esta é a única associação distrital da modalidade com clubes filiados de três distritos, afirmando-se desta forma como uma estrutura cada vez mais inter-regional.
Na presente época desportiva, a ATMDV tem um clube (Currelos, em Carregal do Sal) a disputar o Campeonato Nacional da 2.ª divisão em equipas na categoria de seniores masculinos, havendo a possibilidade de mais dois clubes subirem, na próxima época, às competições nacionais.
A título de curiosidade, importa realçar a existência de apenas um clube federado no concelho de Resende, que é a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar e Escola Básica do 2.º Ciclo (EB2) de Resende. Está filiado pela primeira vez na presente época e, até ao momento, tem apresentado resultados positivos, que se devem em grande medida à dinâmica dos seus dirigentes, nomeadamente da sua presidente, a Dr.ª Sandra Pinto, e do Prof. Sérgio Sousa, que acumula as funções de Diretor Técnico Distrital da ATM Distrito de Viseu.

Para além dos jogos previstos no calendário a nível federado, o Prof. Aquilino Pinto tem procurado promover o ténis em todo o distrito com várias atividades e torneios. Convém referir que, até há dois anos, todos os torneios anuais de abertura (de arranque da respetiva época desportiva a nível federado) foram realizados no pavilhão gimnodesportivo de S. Martinho de Mouros, constituindo um evento de relevância de divulgação desta vila e do concelho de Resende.
*Apontamento da autoria de Marinho Borges, publicado no Jornal de Resende, edição de Maio de 2013
Nota: A conversa que lhe deu origem decorreu ao longo de um almoço no restaurante Gentleman
Site Meter