sexta-feira, 10 de julho de 2015

Confissões do Padre Eugénio César d'Azevedo, natural de Paus (8)*



 Mas para o mal temos muita habilidade. Dissemos que o Pe. Diogo tem em casa uma amásia, que trouxe de Feirão. É falso.
Sua, nunca assaz chorada mãe, nunca teve criada até à idade de 78 anos. Aqui perdeu as forças e sofria um pequeno delírio. Por isso, seus filhos tomaram então uma servente para acompanhar a pobre velha na amargura de seus dias derradeiros. Viveram unidas dez anos, tempo em que o Pe. Diogo viveu fora de casa, entregue ao ministério paroquial. Faleceu a mãe, e a sua criada caiu numa dupla enfermidade: dispepsia no estômago e padecimento do peito. Como não tem  bens nem pode trabalhar nem mendigar pelas portas o sustento, era vítima da negra fome se fosse expulsa. Não tem , portanto, uma amásia em casa, tem, sim, uma desgraçada a quem sustenta por esmola.
O Pe. Diogo não expôs filho algum, como lhe imputámos. Acusámo-lo de um crime que ele não cometeu e que talvez fosse indirectamente cometido por mim. Ouvi dizer que, aí pelo Arco, aparecera à porta de uma casa habitada um infante abandonado, mas não sei quem expôs o recém-nascido, nem o tal Casimiro argui o Pe. Diogo deste tão bárbaro procedimento. Se eu nos meus panfletos, de tantas cores, quantas os pintores sabem dar aos objectos que querem adornar, disse que o Pe. Diogo fora o que o mandara colocar, isto foi num acesso de raiva canina, que muitas vezes me combate. Esse menino era filho, não podia deixar de ser, de uma das mães a quem eu arranquei do coração a crença religiosa. Não foi uma, foram muitas as mulheres, que para chegar a meus depravados fins, e conseguir os meus danados instintos, materializei, ensinando-lhes os inconsequentes dogmas dos Maniqueus e Valdenses e negando-lhes a verdade da nossa santa religião. E estas pobres mulheres, educadas por mim   nos princípios erróneos da teologia pagã perverteram  outras.
Por direito eclesiástico são excluídas do sacerdócio as mulheres; e porque obrou assim a Igreja? É porque as mulheres, se fossem sacerdotisas, não tinham paciência nem força para calarem o que soubessem pela confissão. Por isso, foram excluídas.
As minhas amásias, ensinadas por mim, não se calaram, ensinaram a outras as minhas péssimas doutrinas: daqui o haverem tantas mães sem fé, e daqui tantos abandonos de crianças.
*Transcrição do manuscrito "O abbade de Barrô e sua segunda confissão", datado de 25 de Novembro de 1889, procedendo-se apenas à actualização gráfica e a pequenas alterações, designadamente sinais de pontuação.
Site Meter